quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Espécie rara de Lémure nasce em zoológico

Uma espécie rara de lémure nasceu no Zoo de Bristol.

Com dois meses de idade, Raz, um aye aye e o segundo da espécie a nascer na Grã-Bretanha, ainda tem o tamanho da palma da mão do seu tratador.

O aye aye, perto da extinção no país de onde é originário, em Madagáscar, é uma espécie de lémure que parece um cruzamento entre um rato e um morcego.

A tratadora de pequenos mamíferos, no jardim zoológico, Caroline Brown, disse: “Tomámos a decisão de o criar à mão antes do nascimento, pois a mãe não tem tido muito sucesso com outras crias. Até agora esta a responder muito bem. Está a ganhar peso e parece forte. Os Aye ayes, enquanto crias, têm um desenvolvimento bastante lento e necessitam de um regime alimentar intensivo".

O primeiro aye aye nascido em cativeiro também é do Zoo de Bristol, em 2005, uma fêmea chamada Kintana. Uma vez que era uma espécie que se pensava estar extinta, o aye aye é classificado como ameaçado. Os especialistas dizem que podem haver menos de 1000 representantes desta espécie.

Publicado dia 8 de Janeiro de 2008
Notícia original:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/bristol/somerset/7177701.stm

Espécie de macaco ameaçada cresce em número

Um macaco Guizhou Golden Snub-nosed come uma abóbora no seu recinto em Fanjing Mountain no sudoeste da China na Província de Guizhou, 6 de Janeiro de 2008.


É um dos três tipos de macacos Golden Snub-nosed, uma espécie protegida, apenas encontrada na China. A população aumentou de 350 para 800 nos últimos 20 anos, mas o número ainda é menor do que o dos Pandas Gigantes.



Publicada dia 8 de Janeiro de 2008
Notícia original:
http://www.china.org.cn/english/environment/238535.htm