
Características Físicas:
comprimento da cauda: 375-488mm

Dieta:
Fruta, 66%; Sementes, 25%; Medula de plantas, 7%; Néctar, 1%; Presas animais, incluíndo insectos, pássaros, ovos, répteis, morcegos e mamíferos com um peso máximo de 900g. Estes capuchinhos comem 96 espécies de frutos. A medula da palmeira Scheelea é um alimento chave durante a estação seca, quando a fruta escasseia.
História de Vida:

(me=meses)
(d=dias)
(a=anos)
Locomoção:
Quadrúpede, saltando 3-4m.
Estrutura Social:
Grupos com igual número de machos e fêmeas. Um macho dominante em relação a todos os outros. Os machos jovens podem formar sub-grupos.
Tamanho do grupo: 8-14 indivíduos. Extensão do território: 25-40ha, até 355ha. Distância média percorrida por dia: 2000m.

Comportamento:
Diurno e arbóreo.
Associação: Os capuchinhos castanhos associam-se com capuchinhos de face frontal branca (C. albifrons) compartilhando o recurso da alimentação de frutas durante a estação seca. Associam-se com os Saquis barbudos de nariz branco (Chiropotes albinasus), ocasionalmente com os Saquis brancos (Pithecia albicans), e já foram reportadas associações com os Uacaris de cabeça preta (Cacajao melanocephalus). É comum os capuchinhos castanhos serem seguidos por grupos de macacos esquilo comum (Saimiri sciureus).
Acasalamento: Durante os primeiros dois-terços do ciclo menstrual as fêmeas seguem constantemente o macho alpha, solicitando-o usando diferentes chamamentos, expressões faciais e posições. O macho copula uma vez por dia. Nos últimos dois dias do ciclo, o macho dominante "guarda" a fêmea dos machos subordinados.
Quando esta fase de "guarda" termina, a fêmea copula muito rapidamente com outros machos do grupo.
Marcação por odor: Cada indivíduo mantém uma identidade olfactiva através da urina e do pêlo, deixada nas palmeiras. Assim as fêmeas podem detectar os machos que atingiram a maturidade sexual para acasalar. Os machos não monitorizam as fêmeas.
Vocalizações: As chamadas de alarme são comuns quando são avistados grandes predadores. Na Guiana Francesa, a águia harpia preda o macaco capuchinho, é a sua segunda presa mais comum.
Sítio para dormir: As palmeiras são as suas favoritas.
*é um valor conseguido através da proporção do comprimento dos membros anteriores aos membros posteriores. Esta informação é importante para paleontólogos, que só podem fazer a inferência sobre o comportamento dos animais fósseis que encontram. Todos os primatas estão numa escala de 50 para 150. O índice intermembranar indica o tipo geral de locomoção.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos: De cima para baixo » Subespécies de Capuchinhos Castanhos: Em cima à esquerda: C. a. apella; à direita: C. a. nigritus; ao centro: C. a. libidinosus; em baixo: C. a. xanthosternos, proposta como subespécies válida em 1995, está em perigo crítico de extinção. Mais em baixo e última foto: um macaco capuchinho castanho procura insectos num tronco morto.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Glossário
(1) Preênsil - toda a estrutura, como cauda, dedos, artículações, língua, etc, capaz de agarrar alguma coisa.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte bibliográfica: ROWE, Noel; The Pictoral Guide to the Living Primates; Pogonias Press; 1996; Charlestown, Rhode Island, USA.Fonte bibliográfica: ROWE, Noel; The Pictoral Guide to the Living Primates; Pogonias Press; 1996; Charlestown, Rhode Island, USA.
#2