quarta-feira, 26 de março de 2008

Macaco de Nariz Arrebitado de Guizhou

Super-família Cercopithecoidea; Família Cercopithecidea; Sub-família Colobinae
Pygathrix (Rhinopithecus) brelichi

Características Distintivas:
Os macacos de nariz arrebitado de Guizhou possuem uma zona posterior de cor castanho-acinzentado, uma barriga cinzenta-esbranquiçada, e coxas de cor cinzento pálido. Os braços superiores, o interior dos ombros, e a testa são de cor laranja amarelados. A coroa da cabeça é castanha, e o topo das orelhas é branco. A pele facial é azul, e o lábio inferior é cor-de-rosa. Os machos têm nas costas e entre os ombros uma mancha branca; o escroto e os mamilos são brancos. Os juvenis são cinzentos.

Características Físicas:
cabeça e comprimento do corpo: 660mm (660-762).
comprimento da cauda: 559-771mm.
peso: NA*.
índice intermembranal**: NA.
peso cerebral do adulto: NA.
O macho é 1.5-2 vezes o tamanho da fêmea.

Habitat:
Subtropical, sempre-verde ou caduco, florestas de folhas largas ou coníferas, a 1000-2300m. Estes macacos vivem e só existem numa reserva na província de Guizhou, China.

Dieta:
Inverno
– rebentos, 91%;
Primavera – folhas jovens, 95%;
Verão – fruta, 35%; rebentos de magnólia, 27%; alguns artrópodes.
A quantidade de folhas que constituem a dieta destes animais varia de 7% entre Janeiro-Março a 97% entre Abril e Junho.

Locomoção:
quadrúpede; trepador, saltador , e semibrachiation (brachiation - é uma forma de locomoção arbórea na qual os primatas se deslocam de árvore em árvore, através dos ramos, usando só os braços.)



Estrutura Social:
Grupos de 1-macho com 1-3 fêmeas. Vários grupos de 1-macho deslocam-se em conjunto. Os grupos de 1-macho distribuem-se pela periferia do grande grupo. Grupos grandes podem dispersar-se e voltar a reformar. A grupo pode ser muito grande, possuindo até 430 indivíduos.
Emigração: os machos jovens juntam-se a grupos de machos adultos . Tamanho do grupo: 6 (3-10). Extensão do território: 3500ha. Distância média percorrida por dia: NA.



Comportamento:
Diurno e Arbóreo. Os macacos de nariz arrebitado de Guizhou são capazes de formar grandes grupos porque as árvores de que se alimentam ocorrem em grandes porções de terreno.
Eles deslocam-se no chão, atravessando uma área desflorestada para chegar a outra área da floresta. A China aposta agora na reprodução em cativeiro desta espécie em vias de extinção. Acredita-se que existam menos de 1000 indivíduos.

Vocalizações:
Estes macacos possuem numerosas vocalizações e chamamentos. Os mais notáveis são os de alarme, waa-gek e o de agressão masculina.
Local para pernoitar: árvores de folhas largas sempre-verdes com folhagem densa.

* não atribuído.
** é um valor conseguido através da proporção do comprimento dos membros anteriores aos membros posteriores. Esta informação é importante para paleontólogos, que só podem fazer a inferência sobre o comportamento dos animais fósseis que encontram. Todos os primatas estão numa escala de 50 para 150. O índice intermembranar indica o tipo geral de locomoção.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos: Macacos Guizhou no seu habitat natural. De cima para baixo: - A mancha branca entre os ombros indica que o indivíduo da foto é um macho; - Localização do único habitat natural dos macacos de nariz arrebitado de Ghizhou; - Machos sub-adultos permanecem juntos e são periféricos ao grupo principal.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte bibliográfica: ROWE, Noel; The Pictoral Guide to the Living Primates; Pogonias Press; 1996; Charlestown, Rhode Island, USA.

#1

Sem comentários: