quarta-feira, 26 de março de 2008

Santuário de Dorset concretizou o maior resgate de primatas do mundo

Um santuário de primatas em Dorset, salvou no passado mês de Janeiro, 88 macacos mantidos em pequenas jaulas num laboratório chileno, na maior missão de resgate do mundo deste género.

O Monkey World levou dois dias para transportar 88 macacos capuchinhos - alguns dos quais foram guardados em jaulas individuais durante 20 anos - para o santuário Wareham.

Os macacos, com idades entre 2 e 30 anos, gozam uma nova liberdade depois de passarem anos a serem usados em experiências médicas, nunca vendo a luz do dia.

"No primeiro dia que andámos pelo laboratório fomos recebidos com guinchos e gritos," disse o Doctor Alison Cronin, Director do Monkey World.

"Eles foram confinados a pequenas jaulas de laboratório e estão com muitos problemas psicológicos e médicos."

Os animais terão de ser reabilitados antes de serem inseridos nos grupos sociais do alojamento de capuchinhos do santuário.

Doctor Cronin e seu marido, Jim, que morreu de cancro no ano passado, tinham estado a planear esta missão de resgate durante mais de um ano, depois de ter sido pedida ajuda pelo laboratório de Santiago.

O Monkey World já tinha salvo mais de 50 macacos e grandes primatas de outros cinco laboratórios.

Inicialmente o santuário pretendeu distribuir e retirar os macacos do laboratório em grupos mais pequenos mas foi forçado a actuar rapidamente depois do pessoal do laboratório receber ameaças de morte de protestantes dos direitos dos animais.

A força aérea chilena ajudou no transporte dos animais em jaulas individuais. Chegaram na noite de 29 de Janeiro ao aeroporto Bournemouth depois de receberem permissão especial do governo Britânico.

"Este é o maior resgate que o Monkey World levou a cabo na sua história e o maior resgate de primatas no mundo alguma fez concretizado," disse Dr. Cronin.

Os Capuchinhos podem ser encontrados no estado selvagem na América Central e do Sul, onde vivem em grupos de aproximadamente 35 indivíduos. Têm uma esperança de vida de mais de 30 anos.


Foto: Macaco capucinho, Fotógrafo: Weimer Carvalho/EPA

Publicado dia 30 de Janeiro de 2008

Sem comentários: