domingo, 27 de janeiro de 2008

Chimpanzés “dependentes de modelos comportamentais”

De acordo com um estudo da Universidade de St. Andrews, os chimpanzés são mais dependentes de “modelos” do que as crianças.


Cientistas do Grupo Escocês de Investigação em Primatas, comparam chimpanzés com 40 crianças de infantários do Condado Escocês de Fife.
Os investigadores descobriram que, tanto os chimpanzés como as crianças podiam aprender por si só com os resultados das suas acções, se a tarefa fosse simples. Contudo, a investigação mostrou que ao longo do tempo os chimpanzés apenas tinham este comportamento se o vissem repetido pelos seus companheiros de grupo.A investigação foi destinada a determinar se uma espécie emula, imita ou exibe uma simples forma de aprendizagem por observação.

PADRÕES COMPORTAMENTAIS

As experiências incluíram chimpanzés a observar um companheiro a actuar num ecrã para obter alimentos.

Drª. Lydia Hopper da Universidade de St Andrews, afirmou: "Isto dá-nos a primeira prova de que os chimpanzés, tal como as crianças, podem aprender com os resultados das acções por si só, se a tarefa for suficientemente simples.”"No entanto, ao contrário das crianças, ao longo do tempo os chimpanzés adaptavam-se ao que observavam, apenas se o mesmo comportamento fosse repetido por um companheiro de grupo."Estes resultados podem ter implicações ao nível da transmissão cultural de padrões comportamentais."

Publicado dia 9 de Janeiro de 2008
Notícia original:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/scotland/edinburgh_and_east/7178808.stm