Um cientista estima que haja vida inteligente em perto de 40 mil planetas.

As actuais investigações estimam que haja pelo menos 361 civilizações inteligentes na nossa galáxia e possivelmente 38 mil fora dela.
"Mesmo que existam formas de vida alienígenas, nós poderemos não estabelecer contacto com elas e não temos qualquer ideia da sua forma", admitiu o astrofísico da Universidade de Edimburgo, citado pela BBC.
Apesar dos investigadores fazerem frequentemente estimativas de vida inteligente fora da Terra, este é um processo quase de adivinhação - estimativas recentes variam entre um milhão e menos de um planeta com alguma forma de vida.
"É um processo para quantificar a nossa ignorância", salientou o especialista.
No seu artigo, Forgan conta que simulou uma galáxia parecida com a nossa, permitindo o desenvolvimento de sistemas solares baseados naquilo que se conhece a partir da existência dos planetas fora do nosso sistema solar - os chamados exoplanetas.
Esses mundos alienígenas simulados foram então submetidos a três cenários diferentes.
O primeiro cenário parte da premissa de que o surgimento da vida é difícil, mas a sua evolução é fácil. Neste caso, haveria 361 civilizações inteligentes na galáxia.
O segundo parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas a sua evolução para vida inteligente seria difícil. Nessas condições, a estimativa é de que haveria 31.513 outros planetas com alguma forma de vida.
O terceiro caso examina a possibilidade de a vida ter passado de um planeta para outro durante colisões de asteróides - uma teoria popular de como a vida surgiu na Terra.
Neste caso, a estimativa é de que haveria 37.964 civilizações inteligentes.
Sentido das Letras / Copyright 2008 - 2/9/2009 1:43 PM